Estado de Goiás

Sobre a AREX  

Trabalho que constrói pontes entre a UEG e o mundo.


A Assessoria de Relações Externas da UEG (AREX-UEG) é um órgão de assessoramento especializado da Reitoria da UEG, responsável pela integração da universidade com instituições nacionais e internacionais, por meio de cooperação e intercâmbio acadêmico, cultural, tecnológico e científico. A AREX-UEG atua como interlocutora entre a instituição e a sociedade, promovendo a realização do conhecimento e o fomento ao ensino, à pesquisa e extensão.

Considera-se que o fenômeno da globalização acentuou o processo de internacionalização bem como o fortalecimento da imagem e das relações das instituições de ensino superior, direcionadas, por conseguinte, a assumirem uma postura ativa e inovadora frente às recentes transformações que transpõem fronteiras geográficas, culturais, econômicas e sociais.

Com o propósito de atender a essa nova demanda mundial, a AREX-UEG posiciona-se enquanto instrumento de fortalecimento institucional e suporte especializado das ações de consolidação e expansão da universidade. O departamento trabalha com a finalidade de que a UEG alcance e mantenha excelência em cooperação nacional e internacional, a partir de parcerias estratégicas para captação de recursos, difusão e intercâmbio de conhecimentos e experiências em nível global.

Assim sendo, questões como o respeito à pluralidade cultural existente em nossa sociedade, a busca pelo conhecimento, a ampliação do conceito de cidadania, a aplicação dos conceitos de desenvolvimento sustentável na gestão do trabalho, e a superação de barreiras geopolíticas tornaram-se prioritárias no âmbito das relações institucionais e internacionais da Universidade Estadual de Goiás.

Objetivos da AREX-UEG

  • Estabelecer políticas de cooperação nacionais e internacionais visando à ampliação da abrangência das ações da Universidade Estadual de Goiás.
  • Promover a produção do conhecimento, por meio do estabelecimento de parcerias e atividades com diversas instituições estrangeiras e brasileiras.
  • Formar redes de cooperação que façam a articulação entre as instâncias institucionais da Universidade Estadual de Goiás e apoiadores em diferentes níveis.
  • Captar oportunidades de ampliação das atividades acadêmicas da UEG, estabelecendo como meta principal a produção de conhecimento.
  • Identificar oportunidades para a UEG e articular a assinatura de acordos de cooperação nacionais e internacionais entre a UEG e outras instituições.
  • Promover a participação da comunidade acadêmica em eventos internacionais, intercâmbios acadêmicos, congressos nacionais e internacionais.

 

 

BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás