Estado de Goiás

Equipe da AREX recepciona novos alunos estrangeiros  

Seguindo o calendário de matrícula da UEG, nesta quinta feira a Coordenação Geral de Relações Internacionais recepcionou seus novos alunos estrangeiros. Na ocasião o Coordenador Geral, Hebert Melo fez uma apresentação da UEG e do Estado de Goiás, moradia dos estudantes para os próximos anos. Os alunos recepcionados são do Programa PEC-G (Programa de Estudantes de Convênios de Graduação), programa de cooperação educacional do governo federal com países em desenvolvimento. Para o ano de 2017, a UEG receberá 12 alunos pelo PEC-G, vindo de Gana, Cabo Verde, Benin, Timor Leste, Republica Dominicana, República Democrática do Congo e Honduras. A UEG já tem alunos em seus campis universitários de outros países como Angola e Guiné Bissau.  

Sharon Osei, é original de Gana e cursará Enfermagem no Campus da UEG de Ceres. Sharon está no Brasil desde janeiro de 2016 fazendo o curso de Português do Programa PEC-G. Sua expectativa é se formar e exercer a profissão em seu país que carece de profissionais da área. Já 1 ano no Brasil pôde conhecer muito sobre a cultura brasileira. Em 2016, ela estudou português na UFBA se preparando para proficiência de português do Brasil CELP-Bras. 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

Michel Pérez Fernandez, é original da Republica Dominicana. Recém chegada no Brasil, Michel cursará Gastronomia no Campus de Caldas Novas, onde já esta se praparando para início das aulas e buscando alojamento na cidade. Sua expectativa é se tornar uma grande chefe de cozinha internacional. Michel, passou em todo processo seletivo do PEC-G ainda em 2016 na Embaixada do Brasil em São Domingos. Ela escolheu a UEG de Caldas Novas pesquisando na internet sobre as riquezas e turismo do município. Michel já esta encantada com a quantidade de gente que se encontra em Caldas no período de Férias. Ela veio acompanhada de seu pai que também se surpreendeu com o município goiano.

 

 

   

 

 

 

 

 SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e 25 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. A UEG integra a lista de Universidades participantes do PEC-G.

O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações fora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

Conheça a página oficial do PEC-G no portal do Ministério da Educação.

   

Notícia publicada em 09/01/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás