UEG recebe comitiva da Universidade de Jujuy

IMG_8390

Três pesquisadores da Universidade Nacional de Jujuy, na Argentina, visitaram na manhã desta terça-feira, 21 de novembro, a Universidade Estadual de Goiás. O objetivo da visita foi conhecer a Universidade Estadual de Goiás (UEG) para prospectar possíveis parcerias entre as instituições. Estavam presentes, o reitor da UEG, Haroldo Reimer, e o pró-reitor de extensão, cultura e assuntos estudantis da UEG, Marcos Torres, além do coordenador de pós-graduação stricto sensu da UEG, Everton Tizo, e de diversos pesquisadores e professores de diferentes Câmpus da Universidade.

Durante a visita, Haroldo Reimer apresentou à comitiva o funcionamento da UEG, bem como as principais atividades desenvolvidas pela Universidade. De acordo com o reitor, Haroldo Reimer, a UEG tem intenções de estreitar relações com universidades da América do Sul. Em sua fala, ele explicou as principais potencialidades tanto da UEG quanto de Goiás, e destacou a importância da Universidade na indução do desenvolvimento local e regional e na democratização do ensino no Estado. "80% dos alunos da UEG são oriundos das escolas públicas. Em breve, entregaremos o diploma número 100 mil", explica.

Na oportunidade, o pesquisador, Jorge Kulemeyer, fez uma apresentação sobre o Estado de Jujuy, localizado no extremo noroeste da Argentina, e sobre a Universidade Nacional de Jujuy. De acordo com ele, a Instituição possui um histórico exitoso de parcerias com universidades brasileiras, inclusive goianas. "Esta aliança com a UEG será uma oportunidade de aprendizagem mútua e será extremamente importante para ambas as instituições", destaca.

Entre os cursos oferecidos pela Universidade Nacional de Jujuy estão licenciaturas e bacharelados nas áreas de Ciências Econômicas, Agrárias, Sociais e de Engenharias. Além disso, a Universidade possui diversos programas de pós-graduação stricto sensu, tanto de mestrado quanto de doutorado, e lato sensu.

Na oportunidade, o pró-reitor Marcos Torres reforçou que a Universidade tem interesse em estreitar relações com a Universidade de Jujuy e encontrar caminhos para a cooperação. Ele também sugeriu que uma comitiva da UEG visite, nos próximos meses, a Argentina para conhecer Jujuy e ampliar o diálogo entre as universidades.

Ao final da manhã, os pesquisadores presentes se apresentaram, bem como explicaram um pouco sobre suas áreas de pesquisas.

(Nubia Rodrigues| CeCom| UEG)

Notícia publicada em 21/11/2017